Pages

PRAIA DO ROSA - SC



A faixa de areia clara, em formato de meia-lua, tem somente dois quilômetros de extensão. Os complementos, entretanto, fazem da Praia do Rosa uma das mais charmosas do litoral catarinense. Em cada extremidade, costões recobertos de mata nativa emolduram o cenário e abrigam trilhas. No meio da paisagem, uma lagoa de água salgada - que não teria outro nome senão "do Meio" - serve de refúgio para os casais com crianças que preferem deixar o mar de águas azuis para os surfistas.

Rosa espalha seus encantos ainda pelas estradinhas de terra que levam a aconchegantes pousadas e restaurantes, a maioria instalada no alto dos morros com vista para o mar. Nos quartos, o conforto impera; enquanto nas mesas, os frutos do mar são as estrelas, sempre preparados com um toque especial.

Para curtir os serviços, entretanto, é preciso ficar atento ao calendário de funcionamento - muitos estabelecimentos fecham suas portas na baixa temporada, quando o Rosa fica ainda mais bucólico e se transforma em um mar de tranquilidade - no verão, o burburinho dia e noite é tão grande que é impensável circular de carro pela região.

Não lamente se você só tem férias nas outras estações do ano: de julho a novembro, a praia recebe a vista de ilustres baleias-francas, que chegam para procriar e alimentar seus filhotes. Para apreciá-las, basta subir nos costões ou embarcar em um bote.

Vizinha da badalada Garopaba, a Praia do Rosa pertence ao município de Imbituba. Até os anos 80, a colônia de pescadores só era conhecida por hippies e surfistas gaúchos. Na década de 90, porém, surgiram os primeiros empreendimentos que encheram de charme a paisagem perfeita. Desde então, o Rosa se tornou um sonho de consumo.


Passeios

Observação de baleias

De junho a novembro as baleias-francas marcam presença na praia do Rosa para procriar e amamentar os filhotes. Os animais podem ser observados dos costões ou através de passeios de bote - as embarcações devem manter uma distância mínima de 30 metros dos mamíferos.




Surf

As ondas mais altas são formadas no inverno, em especial no mês de julho. Os melhores picos da Praia do Rosa são os cantos Norte e Sul. Já nos arredores, a turma se encontra em Ferrugem e Silveira, na direção de Garopaba. Usar roupas de borracha é fundamental nos meses de frio.




Lagoas

Diversas lagoas compõem o cenário da Praia do Rosa. As mais conhecidas e frequentadas são a do Meio, de água salgada e procurada por famílias com crianças; e a de Ibiraquera, ponto de encontro dos adeptos do wind e do kitesurf.




Gastronomia

Sabores de diversas cozinhas do mundo se encontram na Praia do Rosa. Uma característica, porém, é comum em todas as cartas: os frutos do mar são os destaques, sempre servidos com toques exóticos e que fazem toda a diferença. Os restaurantes espalham-se pela Estrada Geral do Rosa e pelo Caminho do Alto do Morro. Fique atento - alguns fecham as portas na baixa temporada.

Restaurante Urucum

Restaurante Urucum



Restaurante Lua Marinha Praia do Rosa

 




0 comentários:

Postar um comentário